GFT Brasil desenvolve a primeira solução de APIs da B3

A solução processa mais de 300 milhões de registros que a B3 recebe diariamente

■    A solução processa mais de 300 milhões de registros que a B3 recebe diariamente
■    Ela permite aos clientes finais o acesso aos dados gerados a partir de ofertas comerciais e grandes processamentos de dados

São Paulo, junho de 2021 – A GFT Brasil, unidade que integra a empresa global referência em tecnologias exponenciais para transformação digital e em business agility, desenvolveu uma solução de API para trazer mais agilidade aos negócios da B3. Como é um dos principais fornecedores de infraestrutura do mercado financeiro mundial, o cliente precisava de uma solução para expor aos clientes finais dados externos de ofertas e negócios gerados por um grande volume de dados, de forma performativa.

Todo o processo de desenvolvimento da API envolveu o suporte e a consultoria da GFT Brasil na tomada de decisões. E assim, foi desenhada toda a jornada dos dados, desde o fechamento do pregão até chegar ao cliente final, pela internet. Também foi preciso pensar na criação de uma arquitetura que atendesse às exigências do negócio, como por exemplo, o alto volume de dados diários.Após todo o planejamento e estruturação, foi iniciado o desenvolvimento das APIs. Durante este processo, vários testes de qualidade e desempenho foram realizados, a fim de alcançar o tempo de resposta ideal, de 2 a 5 segundos.

Com o desenvolvimento das APIs,  a jornada de dados ficou mais ágil e a B3 passou a atender às expectativas do mercado. Além disso, houve uma melhora na performance da gestão de dados, que agora suporta o alto volume de dados em baixa latência, dentro do tempo esperado. Outro ponto positivo foi a atualização de tecnologias dentro da B3, sendo este o primeiro projeto em nuvem da empresa, guiado por todo know-how da GFT. Por estar totalmente na nuvem, a solução é altamente escalável e resiliente. Ela é desacoplada do ambiente on-premise, o que garante a continuidade das operações mesmo quando surgirem falhas locais. Há também a transparência de dados, o que permite que os clientes estrangeiros avaliem as suas estratégias de investimento no país.

Glaucio Martins, gerente de projetos da GFT Brasil que atua diretamente com a B3, explica que “a solução foi inicialmente pensada para ser um MVP, produto viável mínimo. Mas ao analisarmos o seu potencial, sabíamos que poderia se tornar uma ferramenta ainda mais completa. Tivemos um projeto complexo, mas o resultado foi além do que a B3 esperava”.

Sergio Favarin, diretor executivo na GFT Brasil, complementa que “a solução se tornou um produto final, que inclusive dentro dos próximos meses receberá o selo que garante essa classificação. Iniciamos o projeto em 2019 e hoje temos uma solução completa que atende ao alto volume de dados que a B3 recebe diariamente. Estamos falando de cerca de 300 milhões de registros por dia, tanto de oferta quanto de negócios. A GFT teve a estrutura e suporte necessários para o desenvolvimento dessa solução”, destaca.

Comunicado de imprensa 01 de junho de 2021

Comunicado de imprensa 14 de maio de 2021